Quem Somos

  1. Quem Somos?

A Associação Geral da Ordem dos Naturologistas do Brasil – AGONAB – é uma entidade amparada pela Constituição Federal de 1988, nos seguintes termos:

(Artigo 5º)

“XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

XIX – as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

XXI – as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.”

Possui o seu Registro no CNPJ/MF nº 06.261.254/0001-40 e Registro no Cartório de 1º Ofício de Títulos e Documentos da Cidade de Fortaleza (Estado do Ceará), sob o nº de Protocolo nº 138.199 (02/04/2004).

  1. Da Razão Para a Criação da Agonab.

Observando ciosamente o disposto na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho CBO/MT nº 3221/25 e nº 3221/15, válida desde o ano 2002, que reconhece a atividade de Naturopata, Terapeuta Naturista, Terapeuta Holístico – como Ofícios válidos na República Federativa do Brasil, e que a Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 170, Parágrafo Único determina que:

(Art. 170)

“A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: (…)

Parágrafo Único: É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.”

Tomando como referência o fato de que não existe no Brasil na atualidade (2018) uma Lei que só pode ser criada pelo Congresso Nacional nos termos da mesma Carta Magna, Art. 22, Inciso XVI – que regulamente a profissão de Naturologista Clínico (e afins), é que a Agonab foi criada para proteger e amparar os profissionais que se apresentam no mercado qualificados, segundo suas normas, para a defesa de valores, missão, cultura e tradições que a configuram ao longo dos séculos, na postura de Mestres Históricos que lhe deram caracterização.

Por isto, de modo objetivo e específico, a Agonab foi criada e permanece estruturada para defender os interesses dos Naturologistas Clínicos, inicialmente treinados pelo Sistema desenvolvido pelo Prof. Dr. Jean Alves Cabral, porém, com o passar dos anos, também de todos os novos profissionais de Terapias Naturais, Naturopatia, Terapias Holísticas que, dentro de seu arcabouço de exposição filosófica, científica, tradicional, técnica, estética, ética, de mercado, fazem parte da cultura terapêutica decorrente dos fundamentos defendidos pelos mestres Sebastian Kneipp, Eduardo Alfonso Hernán, Ellen Gould White e Manuel Lezaeta Acharán, bem como de todos os outros mestres que harmonizam-se com estas Escolas Históricas de Medicina Natural.

  1. Breve Consideração Histórica.

No ano de 2002, na Cidade de Fortaleza (Ceará), a notável profissional de Massoterapia, Kelly Cordeiro Kirschsteïn, criou a Associação dos Massoterapeutas e Terapeutas Holísticos do Estado do Ceará – AMTHC.

Kelly Cordeiro Kirschsteïn – 1ª Presidente da Agonab: 2002-2005. Atualmente (2016-2019), Delegada da Agonab nos EUA.

A entidade atendeu a diversas demandas e funcionou como uma plataforma segura de sustentabilidade de muitas dinâmicas, eventos, projetos, não só no Ceará mas em diversos outros Estados do Brasil até que em novembro de 2005, após uma reunião de sua Diretoria de então, determinou-se pela eleição do Sr. Prof. Jean Alves Cabral como Presidente, para que pudesse reestruturar a entidade, dando-lhe uma abrangência maior e com condições de atender em escala mais ampla, os profissionais de Naturopatia Científica e de Naturologia Clínica que, ultrapassavam os liames da Massoterapia e da Terapia Holística.

Esta dinâmica teve um período de desdobramentos organizacionais, até que em 2006 foi feito, de modo definitivo a reordenação da antiga AMTHC para a atual Agonab, passando a ser Associação Geral da Ordem dos Naturologistas do Brasil.

Prof. Dr. Jean Alves Cabral. Presidente da Agonab (2006-2010; 2011-2015; 2016-2019). Residente em Gravatá (PE, Brasil).

De imediato todos os ex-alunos do Projeto do Prof. Jean Alves Cabral foram inclusos no Corpo de Associados, incluindo a ex-Presidente Kelly Cordeiro Kirschsteïn que atuou como Membro do Conselho Fiscal por vários anos até que transferiu-se para os Estados Unidos da América do Norte e passou a figurar como Representante da Agonab naquela Nação.

Desde esta definição a Agonab segue a passos lentos e cuidadosos, mas precisos, no interesse de constituir-se uma entidade que defende a Naturologia Clínica Histórica que possui uma estrutura bem composta de filosofia, ciência, tradições, técnica, arte, ética, posicionamento de mercado e com isto promove uma cultura de saúde e qualidade de vida e não um mercantilismo tacanho da vida humana!

 

Nossa maior meta é a excelência, a eficiência, a eficácia aliada da especialização permanente!

_________________________

Veja também:

(1) O Que é a Naturologia Clínica Defendida Pela Agonab?